segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Eurotrip 2013 - Por onde começar?

Quando finalmente consegui decidir "sim, vou viajar!" (alegria, felicidade, uhul), começaram as dúvidas.
Como é que vou fazer? Pra onde vou? Quantos dias vou precisar em cada lugar? Quanto vai sair? OMG!
Um nó na cabeça. Por onde começar?
Foi aí que percebi que antes de pensar em passagens, albergues, custos e todas aquelas milhões de interrogações, seria mais fácil colocar em um papel para quais cidades eu um dia pretendo ir. Esquema brainstorm mesmo. Sem culpa. Só sonho.
Portanto, peguei meu caderno de planejamento (eu sempre fazia em um papel avulso e o perdia. Agora, quero ver!) e comecei a lembrar de todos os filmes, de todos os livros, de todas as fotografias e de todos os relatos que já tinha ouvido. Como já era de se imaginar, saiu uma lista e-n-o-r-m-e que eu precisaria de um ano inteiro pra dar conta. 
Lista inicial: Paris, Londres, Roma, Veneza, Amsterdã, Praga, Barcelona, Madri, Ibiza, Salamanca, Toledo, Viena, Budapeste, Lisboa, Florença, Pisa, Milão, Verona, Bruxelas, Bruges e Antuérpia. Alemanha nunca foi minha pretensão por enquanto. Um mundo de cidades com tudo junto-e-misturado. 
A partir de tantas vontades, tem-se que determinar: quanto tempo terei e quanto tempo cada uma dessas cidades requer? Pelo menos pra mim, não adianta só passar correndo na cidade pra dizer que foi (também não precisa parar em cada museu e igreja). Parece clichê, mas saber que estilo de turista vocês é torna-se fundamental para tomar decisões.

A partir das pesquisas que fiz, o tempo proposto para cada cidade:
- Paris (5 dias)
- Berlim (3 dias)
- Londres (3 dias)
- Bruxelas (2 dias)
- Bruges (1 dia)
- Madri (3 dias)
- Amsterdã (2 dias)
- Praga (2 dias)
- Roma (3 dias)
- Lisboa (2 dias)
- Viena (3 dias)
*No futuro, poderei dizer se é suficiente ou não.

Agora que tinha uma lista de 21 cidades já era um ponto de partida. Eliminei de cara todas as cidades da Espanha, pois, após o mochilão, eu vou fazer um estágio em Barcelona, então a Espanha terá um capítulo especial no meu roteiro. Sobraram "só" 16 pra escolher. 
Lá vamos nós, o que não pode faltar para uma marinheira de primeira viagem completamente cosmopolita? Assim, Paris, Londres e Roma foram de cara salvas. A partir dessas três, comecei a pensar tanto geograficamente quanto no custo-benefício de passagens e tempo gasto de deslocamento, considerando agora também que terei uns 20 dias para todo o passeio. Aí começou a escolha de Sofia. Não tenho nem explicação plausível para cada escolha. Sugiro que peguem um mapa (google maps serve) e tracem a rota que pretende seguir, tipo isso rota 1. A partir daí, comparem o preço das passagens e tempo para ver o que mais compensa.
Pelo tempo curto, pelo custo-benefício de passagens e por relatos prévios, ficaram Veneza, Amsterdã, Praga e Bruxelas ainda luto para encaixar Bruges. O resto já fica pra próxima rodada!

Lista final: Roma, Veneza, Praga, Amsterdã, Bruxelas, Bruges, Paris e Londres.

20 dias - 6 Países - 7 cidades - Challenge accepted!  

Tudo passível de mudanças, porque tá só começando...




Nenhum comentário:

Postar um comentário